HISTÓRIA

FUNDAMENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO GRUPO TEATRAL MISTÉRIOS

A arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, dando sentido às experiências do ser humano. Por meio da Arte, o indivíduo é um convidado ampliar sua percepção uma sensibilidade, reflexão e imaginação, o que conseqüentemente propicia Reconhecer os valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir e ainda, o torna Capaz de perceber uma realidade cotidiana em que Vive e elevar desse modo, de modo positivo, a sua qualidade de vida. Viver sem (re) conhecer a arte é como ter uma experiência de aprendizagem limitada, o que não condiz com uma condição de ser humano que somos.
Diante disso o teatro, que é uma forma de expressão artística, se apresenta como uma grande alternativa de inserção mais efetiva de crianças, adolescentes, adultos e jovens na sociedade, uma vez que estes participarão de atividades que possibilitem Reconhecimento de seus Potenciais. O teatro foi formalizado na Grécia, já tendão estado vinculado com rituais primitivos de concepções religiosas (simbolizadas), sendo depois alargado para o espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. A arte teatral sugere a expressão corporal, oral, gestual, o que contribui imensamente para uma Necessidade Humana de expressão e comunicação.
Dramatizar é uma atividade coletiva que Permite ao indivíduo se Desenvolver dentro de um determinado grupo social de maneira responsável, legitimando seus direitos dentro desse contexto, estabelecendo relações entre o individual eo coletivo, aprendendo a ouvir, a acolher ea ordenar opiniões, respeitando as diferentes manifestações , Com a Finalidade de organizar a expressão de um grupo.
O teatro é fundamentando na experiência de vida: idéias, conhecimentos e sentimentos. A sua ação é ordenada desses conteúdos individuais e grupais.
Pensando nestas questões acima colocadas, sentiu-se, aqui em Mirangaba, uma Necessidade de se Criar um Grupo de Teatro. Isto porque vivemos numa cidade onde uma carência de espaços de criação e apresentações culturais é muito grande. As pessoas não tem muita oportunidade, e Condições nem / ou disposição de irem a outra cidade participar de eventos culturais, e isso tem dificultado a compreensão do sentido da arte e de sua Necessidade recorrente no cotidiano. Alguns chegam a não valorizar expressões artísticas como estas e por isso mesmo a criação eo fortalecimento do Grupo Mistérios não aconteceu facilmente. Desde 2003 um grupo de jovens, até então totalmente vinculado ao Grupo Jovem Nova Esperança da Igreja Católica, começa a realizar pequenos teatros para apresentação na Igreja ou vinculados à ela em outros locais. Apresentações como: (A Paixão de Cristo, Natal, Festas do Padroeiro, Dramatizações de Evangelhos, Grito dos Excluídos, Festivais da PJMP ¹ etc) Na mesma época e busca se expandir, criando-se um subgrupo denominado "Sementes da Libertação", Produz e apresenta algumas peças teatrais na sede e nos distritos da cidade, passa assim também como um ser convidado a fazer apresentações em Escolas, em Feiras de Saúde, Festivais organizados pela Igreja Católica e outros eventos da cidade que por ventura existiram.
Em 2006, no entanto, a Prefeitura traz um Mirangaba uma Oficina de Teatro coordenada por Rita Carvalho. No período de uma semana, um grupo de jovens, incluindo uma maior parte dos membros do "Sementes da Libertação estuda" e participa de algumas atividades cênicas, e no dia 14 de março de 2006 esta oficina é finalizada com uma apresentação da Peça Teatral " Sonho de uma Noite de Verão "na praça principal da cidade. A partir de então surge uma proposta de ampliar o grupo e, Rubimael Martins Silva, que já era quem coordenava o grupo Sementes da Libertação, lança um convite aos demais participantes para Criar um Novo Grupo de Teatro. Dos jovens Como parte boa presentes aceitaram o convite, o Semente da Libertação passa a trajar uma nova roupagem e também um novo nome: Grupo Teatral Mistérios que se renova com uma Finalidade de divulgar a arte do Teatro Mistérios nas suas diversas Modalidades e aplicações; pesquisar e estudar uma arte dramática, nos seus diversos gêneros e Modalidades; Manter o Grupo de Teatro Mistérios em atividade; dar espetáculos de teatro espontâneo; Promover palestras, cursos, seminários, oficinas, debates de caráter artístico-cultural, educacional e psicossocial; difundir, Promover e fortalecer sua representação Perante órgãos públicos e privados, visando Garantir, divulgar e Incentivar O Exercício deste modo de produção teatral; Estimular a criação de espaços dedicados à construção e Resgate da Cidadania Através da cultura e da arte.